sexta-feira, 11 de abril de 2008

CERTAS INCERTEZAS


Pollock tinha um método de pintar seus quadros: geralmente bêbado, deixava que seu inconsciente aflorasse de seus gestos para a tela, o que resultava em lindas pinturas abstratas. Depois, físicos descobriram que existia um padrão que se repetia em sua pintura, como nos fractais, objetos geométricos que se dividem em partes, cada uma das quais semelhante ao original.
Pollock é um exemplo de como alguns conceitos como incerteza, caos, acaso, mudam, e certamente irão se refletir na Literatura.
Leiam o artigo publicado na revista virtual "Cronópios" de fevereiro.

Affonso Romano de Sant'Anna

Leio que o português José Croca, acaba de ganhar o Prêmio Galileu de Física por apresentar argumentos teóricos e práticos que contestam o chamado "princípio da incerteza" de Heisenberg.

Não sou eu, e muito menos nos limites de uma crônica, quem vai lhes explicar o que é tal "princípio". O fato é que isto está ligado à física quântica fundada em 1900 por Max Planck. Depois vieram Einstein, Bohr, Heisenberg e muitos outros. E estabeleceu-se uma polêmica sobre o universo e o mundo subatômico. E da física passou-se à metafísica.

Ou seja: das especulações científicas sobre a "incerteza", o "acaso", a "probabilidade" e a "relatividade" passou-se para se concluir que a "incerteza" é que regula a história, a arte e a vida. Aí começou-se a agregar isto ao pensamento de Nietzsche que no final do século XIX demoliu algumas "certezas" filosóficas. E Nietzsche passou a ser uma espécie de filósofo quântico, que está na base do pensamento de Foucault, Derridá, Deleuze, Barthes e outros sofistas dos anos 60 que reafirmaram que não existe "verdade", que tudo são aparências, tudo é interpretação e deslizamento de sentidos. A filosofia e a teoria da literatura viraram algo quântico, um apêndice ou vulgata da física decretando que "tudo é relativo".

Constituiu-se no século XX uma ideologia da incerteza. O certo, ou seja, o politicamente correto, era o incerto. Assim como em cada língua as palavras, por exemplo, "cão" ou "árvore," são grafadas de formas diversas, passou-se a admitir que a verdade é arbitrária, deslizante, insituável. Adeus universo de causa e efeito. Então, Newton - o gênio que aglutinou todo o saber do século XVIII, passou a ser um tolo. Aristóteles, então, um primata. Até Einstein que não curtia totalmente a idéia da "incerteza" foi depreciado, só porque argumentou que Deus não joga dados com o universo.
O cara quente era Nietsche-Ecce Homo.


Realmente a física quântica dizia coisas desnorteantes: "um elétron ao mudar de órbita, desaparecia de uma e reaparecia instantaneamente na outra sem percorrer espaço intermediário". Era o famoso "salto quântico". Com isto, começamos a examinar o teatro de Beckett, a prosa de Joyce, a incertezas existenciais dos personagens, a pintura abstrata, a arte do caos. O mundo era mesmo um teatro do absurdo. Um jogo de dados gratuito como queria Mallarmé.

Já não se tratava daquilo que ocorrera ao tempo de Ptolomeu e Copérnico em que se discutia qual era o centro do universo. Agora a ciência, as artes e a filosofia vinham dizer que não havia centro algum. Convenhamos que isto faz qualquer um perder o norte.

A geração que se formou seduzida pelas teorias de Nietzsche, Foucault, Derridá e outros menores, se apaixonou tanto pela incerteza, que criou um novo credo, a certeza da incerteza. Isto virou uma religião, a religião de paradoxos insolúveis e de oxímoros paralisantes. O vazio pleno. O silêncio ruidoso. A indecidibilidade do dizer.

Essa descoberta do físico português, dá o que pensar. Pode ser mais uma passo na revisão do século XX, época em tínhamos tantas incertezas certas. Esse José Croca alega que o pensamento de Heisenberg impunha uma barreira ao conhecimento. "Mostrei que tal barreira não existe. Ou que podemos ir muito além dela. E que é possível explicar fenômenos tidos com misteriosos e inexplicáveis em termos causais. Não há fenômenos misteriosos em Ciência".

Já nos anos 70 a Teoria do Caos demonstrou que o caos não é caótico, que tem uma ordem. Se com a ciência conseguirmos alguns avanços lógicos, por contaminação, talvez o nosso cotidiano se torne menos incerto; e tanto a metafísica, tanto quanto a física, deixarão de ser, como dizia Borges, um ramo da literatura fantástica.




Um comentário:

Anônimo disse...

Depois de ler esse texto, corri ao Google atrás do José Croca. Afinal, “argumentos teóricos e práticos que contestam o chamado ‘princípio da incerteza’ de Heisenberg” são Big News. Dei com uma entrevista dele ao Jornal das Letras [1] que não me disse muito. Em seguida, uma crítica [2] à mesma entrevista que, essa sim, me pareceu bem mais consistente. Afirma, entre outras coisa que o tal “Prêmio Galileu da Física” não é bem isso mas um chamado Prêmio Santilli-Galileu não da Física mas “for the crusading work towards the demise of the prevailing scientific obscurantism", uma espécie de ação entre amigos patrocinada pela “Santilli-Galilei Association on Scientific Truth”, da qual José Croca e todos os demais laureados fazem parte. Pode ser tudo intriga, mas me pareceu muito mais convincente que a entrevista ao Jornal das Letras. O bastante para me fazer desistir da pesquisa ao José Croca.
E que me desculpe o Affonso Romano de Sant’Anna, mas a incerteza não é uma “ideologia” que “constituiu-se no século XX”, a partir de “especulações científicas”. O que a ciência fez, no início do século XX, foi enterrar a Verdade Científica do Iluminismo, um conjunto de certezas até bastante recente. De Heisenberg a Gödel, o que a ciência nos ensinou é que, pelo menos no campo dela ciência, não há certezas.

[1] http://ferrao.org/2007/12/jos-croca-o-princpio-de-heisemberg.html
[2] http://dererummundi.blogspot.com/2007/12/grandes-erros-prmio-santilli-galileu.html