sábado, 1 de março de 2008
IMAGENS, SONS, PALAVRAS
Uma imagem vale mais que 1000 palavras, dizem.
Quantas palavras valerão por uma música?
Aqui estão quatro músicas que foram concebidas e tocadas de formas diferentes, vindas de uma mesma fonte: Joachim Rodrigo (que era cego desde os três anos).
Ele compôs o Concerto de Aranjuez em 1939, após a guerra civil espanhola, voltando de Paris. Foi apresentada ao público pela 1a. vez em Madrid no ano seguinte.
Aranjuez fica ao sul de Madrid, e é conhecida por seu castelo imponente, reconstruído no século XVIII.
A obra clássica surpreendeu por sua audácia, pois um violão era colocado como solista na orquestra, o que obrigava o intérprete a um virtuosismo ímpar.
"O 2o. movimento é o mais conhecido. O adágio é lírico, cheio de temas populares, baseados nas melodias cantadas na Semana Santa. Há um belo diálogo entre o corne inglês e o violão, chegando ao final com uma longa cadência e a orquestra atacando em cheio." (Emanuel Martinez, maestro)
Foi escolhida pelo blog a interpretação no violão flamenco por Narciso Yepes, uma das mais tradicionais, muito conhecida no Brasil.
Em 1991 aparece a de Paco de Lucia, guitarrista flamenco, dando ênfase à uma exatidão rítmica, comum aos violonistas flamencos, em detrimento do tom perfeito, comum aos guitarristas clássicos. É tida como uma das músicas mais vendidas e ouvidas na Espanha.
Houve uma interpretação inesquecível nos anos 60 por Richard Anthony, (com a ajuda de Guy Bontempelli, que concebeu a belíssima letra em francês) fez da música um sucesso mundial.
Logo depois Miles Davis deu sua reinterpretação jazzística a este clássico da música espanhola, sem dúvida uma inovação.
Que estas quatro músicas os inspirem a escrever, pois elas nunca excluirão as palavras - apenas "falam" por elas.
1. www.youtube.com/watch?v=RxwceLlaODM
2. www.youtube.com/watch?v=w8LL1x6J2rU
3.http://www.dailymotion.com/video/xossr_aranjuez-richard-anthony_fun
4. www.youtube.com/watch?v=C5vhd-9Om44
PS. Há inúmeras outras interpretações: Pepe Romero, Chick Corea, Ikuko Kawai, Jean-Christian Michel, Procol Harum, Herp Albert, etc.
PS do PS. O blog de Emanuel Martinez vale uma visita. Ele é maestro e tem um blog completo para os amantes da música erudita:
www.repertoriosinfonico.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário